A partir do momento que começamos a pensar no marketing digital e colocar anúncio no google, ou seja, analisar novos recursos e realidades existentes no mercado, nossa mentalidade vai mudando e as coisas começam a tomar outro patamar, fazendo-nos ter a impressão de que existe uma espécie de universo paralelo a tudo aquilo que até então estávamos acostumados no mundo analógico.
Marketing é crucial à sobrevivência e ao crescimento das empresas em mercados competitivos. Isso ocorre porque os mercados se encontram em constante mudança, com os concorrentes buscando superar uns aos outros de forma contínua. O fato de uma empresa ser bem-sucedida não é absolutamente garantia para o futuro. Muito ao contrário, dada a dinâmica do mercado, qualquer estratégia tende a ser superada em algum momento. As vantagens competitivas de uma empresa podem ser neutralizadas pelos concorrentes por meio de imitação ou superação dessas vantagens. E um concorrente com estratégia superior pode neutralizar as vantagens obtidas por outro com estratégia apenas boa. Nesse processo, a empresa necessita construir e manter vantagens competitivas, que lhe permitam distinguir-se dos concorrentes, ofertando valor superior de modo a garantir a satisfação e a lealdade dos clientes. Essa é a tarefa do marketing.
As mudanças no ambiente se combinam para alterar uma posição de vantagem competitiva em dado mercado. Não é possível conter a mudança. O mercado não é um espelho onde cada um vê o que quer, ao menos, não por muito tempo. São inúmeros os casos em que as empresas enfrentam mudanças que as forçam a se reinventarem, ou perecerem. Os shopping centers são um exemplo de adaptação bem-sucedida às mudanças sociais. Surgidos para reunir em um só local todas as necessidades de compra do consumidor, o shopping center evoluiu, em função de mudanças ambientais, para se tornar um centro de entretenimento, onde as lojas convivem com restaurantes, lanchonetes, cinemas, teatros, casas de show, discotecas, playgrounds e até verdadeiros parques de diversões. Esta mudança na oferta de serviços é, em grande parte, a resposta do shopping center à insegurança nas grandes cidades e às mudanças no estilo de vida da população urbana. Já um exemplo de dificuldade para entender as mudanças no mercado e adaptar-se a elas foi dado pelo fabricante de motocicletas Harley Davidson, uma marca-ícone americana.
Existem inúmeras definições de marketing. Todas elas, no entanto, correspondem a uma de três perspectivas distintas:
Marketing é um processo social, por meio do qual são reguladas a oferta e a demanda de bens e serviços para atender às necessidades da sociedade.
Marketing é uma tecnologia gerencial, que busca ajustar a oferta da organização a demandas específicas do mercado, utilizando como ferramental um conjunto de princípios e técnicas.
Marketing é uma orientação da administração, que reconhece que a tarefa primordial da organização é proporcionar maior satisfação ao consumidor, atendendo a suas necessidades, levando em conta seu bem-estar no longo prazo, respeitadas as exigências e limitações impostas pela sociedade e atendidas as necessidades de sobrevivência e continuidade da organização.