O ponto de qualquer planejamento de marketing digital e colocar anúncio no google é analisar e verificar a categoria que ele se encaixa, chamamos de público-alvo a maior segmentação de mercado na qual o consumidor da marca se enquadra.
A organização faz parte das características de um empreendedor. Ter capacidade de utilizar os recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional facilita o trabalho e economiza tempo e dinheiro.
Há quem afirme que empresas organizadas não causam problemas. Isso não é verdade absoluta quando se analisa a grande quantidade de escalões administrativos de uma empresa. A regra básica é ter sempre um número pequeno de escalões e uma cadeia de comando o mais curta possível. Quando o número de escolões é muito grande, é normal que haja interferências e surja o chamado ruído de comunicação. Um objetivo claro no primeiro escalão pode ser corrompido quando chegar ao quarto ou quinto escalão, comprometendo assim o desempenho da empresa.
Outro obstáculo comum encontrado nas empresas é a repetição periódica de problemas. Esse fato é bastante comum no meio publicitário quanto à criação de campanhas. O pessoal da criação, que trabalha com as imagens, com o layout do anúncio, acredita que a campanha foi criada por eles, portanto, é ‘’sua filha’’. O pessoal do planejamento, por sua vez, defenderá a tese de que o ‘’filho é deles’’, pois todo o planejamento da campanha nasceu ali e foram eles que deram as diretrizes para a criação. Todos sabemos que ninguém trabalha sozinho e que o conjunto de seres pensantes só aumenta o bom desempenho da empresa.
Empresas que têm esse tipo de problema devem fazer uma análise criteriosa das contribuições de cada setor, das decisões e mesmo das relações humanas entre os que ali trabalham.
Fazer reuniões nas empresas foi sempre saudável, desde que não seja exagerado o número de pessoas nem o número de reuniões. Há empresas cujos executivos passam o dia em reunião e esquecem de trabalhar nas ações estabelecidas por elas. Dessa maneira, perde-se tempo e dinheiro. O negócio é organizar o trabalho. Como?
Todo trabalho pode ser organizado de acordo com as etapas do processo. As reuniões definem diretrizes. Em uma agência de publicidade, há trabalhos em que etapas diferentes podem andar paralelamente. É o caso do profissional de mídia, que seleciona os meios de comunicação da campanha e dos profissionais de criação no mercado publicitário. A partir das orientações do planejamento, cada qual poderá desenvolver seu trabalho independentemente, embora interligados. Há outros trabalhos que podem ser organizados por equipes. É o caso de uma filmagem: o diretor, o cameraman, os técnicos de som, luz, uma equipe.
Compete ao líder a definição dos objetivos, a exposição e a orientação dos rumos da empresa de forma clara e objetiva. As agências de propaganda estão trabalhando com células em que criação, mídia e atendimento desenvolvem um trabalho de equipe.
Entre as habilidades do empreendedor, algumas se destacam: visão, energia, determinação e autoconfiança. De nada adiantam essas quatro características se não houver ação. Portanto, pensar e agir andam de mãos dadas. É preciso ser capaz de disseminar e vender as ideias a todos que convivem em um mesmo ambiente. É preciso ser flexível, aprendendo com o que se escuta. A estratégia do uso flexibilidade e da paciência, por vezes, torna o caminho mais longo. São ótimas ferramentas para se alcançar o objetivo. Essa estratégia nos leva a tanto pensar quanto a agir, ou seja, operar em dois níveis: no plano estratégico e no plano operacional.
Segundo Birley, a nova empresa empreendedora pressupõe a presença de líderes que trabalhem com transformações que funcionem. Essas transformações devem:
Desenvolver novas capacidades de processo;
Encorajar a experimentação e recompensar o sucesso na busca de vantagens competitivas;
Aprender a trabalhar em dois rumos diferentes: fazer o que deve ser feito agora, e, simultaneamente, fazer coisas novas;
Desenvolver capacidade de liderança com uma linguagem nova, propiciando a reflexão sobre o que precisa ser feito hoje e no futuro;