É possível compreender que o marketing digital e colocar anúncio no google nada mais é que o marketing aplicado em um ambiente digital, ou seja, não é feito apenas de ferramentas, e sim uma visão de negócio utilizando estratégias.
Uma das grandes contribuições da Internet para o mundo contemporâneo foi a possibilidade de integração, proporcionada pela interatividade instantânea, característica que nenhuma outra mídia proporciona.
Com formatos diferenciados os anunciantes da Internet podem optar por sites de informação e ou entretenimento que agregam valor aos produtos e empresas, para divulgação de uma marca. Podem optar também pelo hot-sites ou micro-sites, planejados para divulgar uma ação de comunicação.
O hot-site é caracterizado por possuir uma estratégia de comunicação. Geralmente, possui uma vida útil menor e está ligado a uma ação específica de marketing, ou seja, lançamento de produtos, eventos, ações de relacionamento, entre outras. Com apelo visual forte, os hot-sites são focados em públicos específicos, atendendo às necessidades deste alvo. O hot-site também oferece diversas atividades para o internauta, tais como fazer download de imagens, de sons, de games, transferir um arquivo de um computador remoto para o seu próprio computador, dentre outros entretenimentos.
Outra forma de promover a marca dos produtos ou organizações consiste em patrocinar determinado evento ou página na Internet. É importante lembrar que a adequação do produto ou empresa aos eventos ou páginas patrocinadas são fundamentais para o recall da marca.
Comparada às mídias off-line, a veiculação de comerciais e anúncios na Internet apresenta algumas vantagens, segundo Zeff e Aronson.
Dirigibilidade: proporciona ampla gama de possibilidades para dirigir as mensagens publicitárias a públicos específicos. É importante ressaltar aqui que ainda não é possível determinar um público-alvo específico na Internet, principalmente com base em características geográficas. No entanto, é possível trabalhar com preferências do consumidor usuário. Daí a possibilidade de dirigir mensagens focadas nas preferências do alvo.
Rastreamento: é possível rastrear o modo como os usuários interagem com as marcas de produtos e serviços e identificar o que é de interesse dos usuários. Uma livraria, por exemplo, pode descobrir quais são os temas de preferência de um usuário, quais são os autores preferidos e até com que frequência ele compra um livro. O mesmo pode ocorrer com CDs de músicas, ou com marcas de automóveis.
Acessibilidade: é possível acessar a Internet a qualquer momento e a qualquer hora do dia, sem interrupção.
Flexibilidade: total, pois se pode lançar uma campanha, alterá-la, trocá-la a qualquer tempo, sem que isso gere custos proibitivos de produção.
Interatividade: o usuário poderá interagir de forma mais efetiva com os produtos e marcas e de forma imediata.
A internet, já consolidada como veículo de comunicação, é ´´considerada relativamente pouco dispendiosa e rápida, transferindo a mensagem, com som, cor e movimento, para qualquer parte do mundo, a fração de custo de muitas outras mídias´´.
Embora consolidada, a comunicação mercadológica na Internet ainda tem muito crescer. Quando a TV digital convergir à interatividade, muitas outras formas de comunicação surgirão.
Associar a marca de uma organização a um evento que não seja o da própria empresa requer cuidados especiais. As empresas sabem que a manutenção e o fortalecimento de uma marca estão diretamente ligados a seus produtos e suas atitudes, refletindo na opinião de seus consumidores. Assim, a determinação do que ou de quem patrocinar deve estar associada aos objetivos gerais da organização.