Colocar anúncio no google e o marketing digital de responsabilidade social do marketing tradicional

Focar onde o público está e utilizar o marketing digital e colocar anúncio no google para se comunicar com ele, é preciso captar a essência do funcionamento da internet, sem esquecer que as estratégias digitais devem acompanhar as decisões e os caminhos adotados com os direcionamentos estratégicos e operacionais do negócio (ou da organização).

  A questão da responsabilidade social corporativa (RSC) permanece central ao debate sobre a interação entre o sistema empresarial e a sociedade, particularmente à medida que temas como o aquecimento global, a escassez de recursos naturais e a pobreza ocupam lugar de destaque na agenda internacional. No âmbito acadêmico, os sinais de alerta para o descompasso entre as ações de marketing e os interesses da sociedade vêm crescendo. Por exemplo, Sleth e Sisodia chamaram a atenção para o fato que o ´´pensamento central de marketing tem perigosamente ignorado as preocupações da sociedade´´.

  Além da crescente conscientização dos consumidores quanto à importância de as empresas adotarem práticas socialmente responsáveis, a regulamentação governamental e a cada vez maior competência das organizações Não Governamentais (ONGs) em escolher empresas importantes para alvo de suas campanhas sugerem a necessidade de as empresas olharem com seriedade e consistência para o impacto social e ambiental de suas ações. Um exemplo de como as empresas precisam levar em conta as pressões sociais é dado pelo caso Fair Trade Coffe da rede de cafeterias norte-americana Starbucks.

  Diversas empresas enfrentam desafios semelhantes, como foi o caso da Nestlé, que se tornou alvo de uma campanha negativa sobre o uso de água potável no planeta, por ser a maior fornecedora mundial de águas minerais, ou da Nike, que sofreu fortes ataques devido às práticas trabalhistas de alguns de seus fornecedores na Ásia. Estes exemplos mostram a variedade de situações que se encontram sob o guarda-chuva do termo Responsabilidade Social Corporativa (RSC).

  Não há consenso quanto ao escopo da RSC. O grande número de definições existente, mais do que a busca de cada autor por sua própria definição, reflete a diversidade de entendimentos quanto ao âmbito e significado do termo. Algumas definições comumente citadas são:

  Uma configuração de princípios de responsabilidade social, processos para responder às demandas sociais, e políticas, programas e outros resultados observáveis de uma organização de negócios, que estejam relacionados às relações sociais da firma;

  ´´Habilidade de a firma ir ao encontro de ou exceder as expectativas dos stakeholders com relação a questões sociais´´;

  ´´Um conceito pelo qual as empresas decidem voluntariamente contribuir para uma sociedade melhor e um ambiente mais limpo´´;

  O movimento em prol de maior responsabilidade social das empresas nos países desenvolvidos tem suas origens nas décadas de 1960 e 1970, no bojo de críticas crescentes ao capitalismo. Inicialmente, as ações de RSC assumiram a forma de participação comunitária e filantropia. Na década de 1980, o foco da RSC dirigiu-se para questões mais amplas de ética empresarial. Pressionadas pela ameaça de regulamentação governamental das atividades empresariais, as empresas partiram para a auto-regulamentação, tanto em suas práticas individuais, quanto nas práticas setoriais. Surgem, neste período, vários códigos de auto-regulamentação, o que foi interpretado, muitas vezes, como um esforço por parte das empresas para afastar a ameaça de regulamentação governamental. Na década de 1990, o fracasso do sistema empresarial como um todo em atender às necessidades sociais e responder às pressões ambientais levou a maior regulamentação governamental e supranacional, além da proliferação de ONGs cada vez mais ativas na defesa de causas sociais ambientais.

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