É importante conceder uma atenção especial para alguns itens relacionados às atividades de marketing, entre os quais temos o benchmarking, as métricas e indicadores de performance do marketing digital e colocar anúncio no google.
A participação dos serviços nas economias da maior parte dos países aumentou continuamente no decorrer das últimas quatro décadas, atingindo os patamares de 72% do PIB dos países desenvolvidos e 52% dos em desenvolvimento no início da década de 2000. Paralelamente, acentuou-se também o fenômeno da internacionalização dos serviços. O comércio internacional de serviços passou de 1,3 trilhão de dólares em 1997 para 3,3 trilhões em 2007. Por sua vez, a participação dos serviços no estoque de investimento direto em todo mundo mudou radicalmente em poucas décadas: enquanto esta participação era em torno de 25% no início da década de 1970, evoluiu para 60% no início dos anos 2000.
Os serviços encontram-se por toda parte e as empresas de serviços se internacionalizaram rapidamente, cobrindo todas as regiões do globo. O setor de fast-food, um dos mais rápidos a se internacionalizar, está presente em países tão diversos como EUA, a França, a Rússia e a China. No Estado de São Paulo, no Brasil, uma loja da rede americana McDonald´s é sempre facilmente encontrada próxima à praça central das cidades do interior. O varejo de alimentos, cujos passos iniciais da internacionalização datam das décadas de 1960 e 1970, avançou em direção à Ásia, já tendo há tempos fixada raízes na América Latina. Um hipermercado Carrefour encontra-se disponível a seus clientes em Porto Alegre, Beijing ou Jacarta, em um total de 1.163 unidades de hipermercado em todo o mundo.
A dominância dos serviços, característica das economias pós-industriais, estende-se também aos países emergentes, em que sua participação cresce rapidamente, como é o caso do Brasil. As estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicavam a existência, em 2006, de mais de 950 mil empresas de serviços, com receita operacional líquida total de aproximadamente 500 bilhões de reais, empregando mais de 8 milhões de pessoas e gerando 278 bilhões de reais de valor adicionado. Apenas cerca de 5% destas empresas tinham mais de 20 empregados e geravam 80% da receita operacional líquida agregada e 75% do valor adicionado, ocupando 63% do pessoal empregado nas atividades de serviços.
No entanto, há dificuldades inerentes ao desenvolvimento dos serviços em países emergentes, que passam por questões culturais, tais como a implantação de uma mentalidade de serviço; por questões educacionais, como o nível de instrução do pessoal de prestação de serviços; e por questões econômicas, como a afluência da população a quem os serviços são prestados.
A melhor forma de entender a diferença entre bens e serviços seria pensar em termos de bens tangíveis e intangíveis. Argumentando que os bens tangíveis, em geral, podem ser experimentados, por meio dos sentidos previamente à compra ou consumo, mas que os intangíveis raramente podem ser apreendidos sensorialmente com antecipação. Mesmo produtos tangíveis carregam consigo componentes de intangibilidade que não podem ser experimentos pelos clientes. Assim, embora tanto o automóvel quanto as linhas aéreas atendam à necessidade de transporte, o automóvel é um produto com alto componente de tangibilidade, desenhado para prestar serviços de transporte a seus proprietários e usuários, enquanto as linhas aéreas apresentam componente de tangibilidade menor e o usuário adquire o serviço, não o bem. Assim, no caso do automóvel, termina a viagem, o carro permanece com o seu proprietário. Mas terminada a viagem de avião, permanece apenas sua lembrança na memória do viajante.