É tarefa essencial do marketing digital pra colocar anúncio no google fortalecer cada vez mais o branding (a gestão de uma marca dentro da empresa), fazendo isso de forma sólida por meio de um trabalho estratégico que inclua as ferramentas necessárias para criar laços positivos e consistentes com o consumidor.
O e-mail marketing é a atividade de marketing on-line mais utilizada, com 80% das empresas que praticam marketing online utilizando, testando ou planejando ações de marketing via e-mail. De forma distinta da otimização para ferramentas de busca ou de anúncios on-line, o e-mail marketing é uma atividade de marketing direto, em que o contato é iniciado pela empresa e não pelo cliente. Como toda atividade de marketing direto, deve ocorrer somente com a permissão do cliente, com opções fáceis para o cliente cancelar o envio caso não deseje mais receber esse tipo de contato.
O e-mail marketing tem vantagens e desvantagens em relação ao marketing direto tradicional, feito normalmente por mala direta, ligações telefônicas ou mensagens de texto para aparelhos móveis. O e-mail marketing possui custo muito inferior ao do marketing direto tradicional, permitindo alcance maior e possibilitando ainda respostas automatizadas. Uma vez que a maioria dos usuários da internet possui e-mail e o acessa quase diariamente, as chances são grandes de que o consumidor irá notar que recebeu um e-mail de alguma empresa (desde que tenha solicitado meio de filtros de e-mail). Além disso, o e-mail é cada vez mais acessado via dispositivos móveis, o que o torna mais presente em momentos e locais onde antes o usuário não poderia acessá-lo.
Uma das razões do e-mail ser tão utilizado é sua versatilidade. Pode ser usado em diversos pontos do processo de marketing, tanto para aquisição e vendas (por meio de convites para ofertas), quanto para ações de retenção e lealdade (com newsletters, como meio de resolução cliente). Portanto, é uma das mais importantes ferramentas de marketing de relacionamento da internet.
Além do custo de produção e envio baixo, o e-mail também permite o envio de mensagens direcionadas para segmentos específicos, com diferentes grupos de clientes (e até mesmo clientes individuais), podendo receber mensagens personalizadas de acordo com seus históricos de compra e informações de relacionamento com a empresa, aumentando a relevância do conteúdo dos e-mails e a chance de um cliente abrir, ler e agir sobre a mensagem. Por meio de dados e conhecimento das preferências do cliente, ofertas customizadas podem ser enviadas para cada cliente no momento mais propício (por exemplo, logo após alguma compra, reclamação, ou demonstração de interesse por alguma seção do site).
Geralmente o e-mail marketing não é usado para construir marcas ou gerar tráfego, tendo como objetivo a geração de mais vendas e o aprofundamento do relacionamento entre cliente e empresa, aumentando o valor dos clientes. Em campanhas de e-mail, normalmente é solicitada alguma ação do cliente, por meio de links para ofertas, sites relacionados ou outras informações.
Existem, no entanto, preocupações no que diz respeito à privacidade do indivíduo quando o assunto é o uso de marketing direto digital personalizado e direcionado. Para que o e-mail marketing seja relevante, é necessário o conhecimento do consumidor e de seu comportamento, e que o consumidor confie na empresa e permita o uso da sua informação e o envio de mensagens para sua caixa de entrada. Perder a confiança do consumidor significa, portanto, perder a chance de personalização. Devem ser utilizados meios para que o consumidor possa solicitar e se cadastrar para o envio de e-mails (por exemplo, formulários em sites), além de serem disponibilizadas maneiras fáceis para o consumidor parar de receber mensagens indesejadas (por meio de links ao fim de cada e-mail e processos rápidos de cancelamento).