Um dos grandes objetivos do marketing digital e colocar anúncio no google é ter mais do que clientes, é possuir e manter fãs da marca, os quais, na área são conhecidos como advogados e promotores da marca, aqueles clientes que vão exaltar a marca, elogiar, falar bem dela nas redes sociais, e principalmente, indicar os produtos e serviços para amigos e conhecidos.
O ambiente internacional de negócios é bem mais complexo que o ambiente doméstico. Ao se aventurar em mercados externos, a empresa enfrenta riscos e incerteza, que não se encontram presentes em seu país de origem, sendo o principal deles a falta de conhecimento dos novos mercados, que podem diferir substancialmente do mercado doméstico. Esse desconhecimento gera vulnerabilidades, já que a empresa está menos apta do que os concorrentes locais. Por outro lado, a presença nos mercados internacionais pode proporcionar à empresa inúmeras oportunidades, permitindo seu crescimento e consolidação e tornando-a mais competitiva.
As diferenças entre o mercado de origem e os novos mercados podem ser sob certos aspectos facilmente detectáveis, como as que se originam do sistema político, econômico e legal, mas são frequentemente sutis, quase imperceptíveis, como no caso de fatores culturais. Há de suprimentos e de diferenças nas práticas de negócios. Considere-se, por exemplo, a experiência da casa do Pão de Queijo no mercado de Portugal.
Face aos riscos e á incerteza, as empresas devem se preparar antes de ingressar em mercados externos, estudando o comportamento dos consumidores, a concorrência, as tendências de mercado etc. A internacionalização envolve uma série de decisões que devem ser cuidadosamente planejadas, de modo a reduzir os riscos envolvidos. Por isso mesmo, a internacionalização não deve ser delegada a escalões inferiores, mas deve estar sob supervisão e controle direto de alta direção das empresas. É sabido que o envolvimento e comprometimento da alta direção no processo de internacionalização aumentam o potencial de sucesso dos empreendimentos internacionais.
A decisão de escolha de um mercado internacional é particularmente difícil pelo grande número de mercados atrativos normalmente disponíveis a uma empresa. Além disso, há uma preferência natural dos executivos por mercados percebidos como semelhantes ao mercado doméstico. A escolha de mercado pode se basear, portanto, em critérios intuitivos e em critérios objetivos.
Os critérios intuitivos referem-se às preferências e afinidades dos tomadores de decisão em relação a determinados países. Esse fenômeno, denominado distância psicológica, foi identificado na década de 1950. Embora a distância física entre o mercado doméstico e o mercado externo fosse considerada, até então, um dos principais critérios para uma empresa exportar, observou-se que nem sempre as empresas escolhiam mercados próximos do ponto de vista físico, mas que pareciam preferir mercados semelhantes ao seu, particularmente no que se referia a idioma, costumes e práticas de negócios, ou seja, levavam mais em conta a proximidade cultural do que a física.
Inúmeros estudos, tanto no Brasil quanto no exterior, constataram a importância da distância psicológica em guiar a decisão de seleção de mercados, particularmente nos primeiros estágios da internacionalização da empresa. Nos estágios mais avançados da internacionalização, particularmente no caso de empresas multinacionais já operando em diferentes países, a distância psicológica passa a ter pouca influência. Nessas empresas, os critérios objetivos tendem a guiar decisões de seleção de mercados internacionais.