
No caso do mercado digital, uma das alternativas interessantes e muito utilizadas para medir e comparar o desempenho da concorrência é o Semrush, uma ferramenta de marketing digital e colocar anúncio no google que realiza uma análise minuciosa de termos apropriados para a pesquisa de palavra-chave, assim como análise global do site e da concorrência.
A pesquisa de marketing pode ser vista como o processo por meio do qual a empresa busca conhecer seu mercado e a concorrência, de modo a melhorar suas decisões de marketing. Conhecimento é a chave para a obtenção de vantagem competitiva de longo prazo. É também fundamental para prosseguir no ciclo de superação da concorrência, já que nenhum produto ou serviço é permanentemente bem-sucedido. A informação é essencial para perceber e se antecipar a mudanças que ocorram no ambiente. Em última análise, há apenas duas alternativas: conhecer ou perecer.
Naturalmente, não basta ter acesso à informação, é preciso usá-la com base na sensibilidade, experiência e sabedoria. Muitos empreendedores e executivos tomam decisões intuitivas que podem ser superiores àquelas obtidas por meio de pesquisa. No entanto, como nem todos os empreendedores e executivos são dotados da capacidade de antevisão, de grandes ideias, ou de intuições inovadoras, a maioria das empresas depende da pesquisa de marketing para permanecer sintonizada com o mercado.
Ignorar a pesquisa de marketing é um erro, mas valorizá-la excessivamente também pode ser. Os gestores de marketing devem aprender a obter as informações necessárias à tomada de decisão, quando e se forem necessárias. Quando bem utilizada, a pesquisa de marketing pode permitir à empresa utilizar seus recursos e capacidades da forma mais eficaz para servir a seus clientes, atuais e potenciais.
A pesquisa de marketing pode ser dividida em diferentes tipos. De modo geral, as pesquisas de marketing se enquadram em dois grandes tipos: quantitativas e qualitativas.
As pesquisas quantitativas em marketing incluem principalmente levantamentos (surveys), painéis e experimentos. São as mais utilizadas por todos os tipos de organizações, privadas ou públicas, com ou sem fins lucrativos. Seus objetivos são tipicamente os seguintes:
Descrever e mensurar dado mercado ou segmento com relação a certas características;
Entender a frequência com que determinados comportamentos ocorrem na população-alvo;
Entender preferências dos consumidores, principalmente com relação a aspectos objetivos e utilitários de produtos e serviços;
Identificar padrões de compra;
Identificar preferência e compra de marcas, inclusive participação no mercado de concorrentes etc;
Já a pesquisa qualitativa é utilizada basicamente com duas finalidades:
Conhecer aspectos do comportamento do consumidor não passíveis de quantificação, isto é, que não podem ser identificados por meio de métodos quantitativos e estruturados. Isso ocorre uma vez que o comportamento do consumidor não é o resultado apenas de um processo lógico e racional, mas tem suas raízes nos planos emocional e afetivo. O uso de técnicas qualitativas, em grande parte originárias dos métodos da Psicologia Clínica, da Sociologia e da Antropologia Social, permite identificar motivações, emoções, significados e atitudes que, na maior parte das vezes, não podem ser descobertas por questionamento direto;
Levantar indícios e questões a serem verificados posteriormente utilizando pesquisa quantitativa. A pesquisa qualitativa não permite fazer projeções estatísticas para a população pesquisada, embora permita identificar tipologias de consumidores, motivações, processos decisórios etc;
As pesquisas para conhecer o consumidor ou cliente são fundamentais para a gestão de marketing. Afinal, é a partir das necessidades, desejos, atitudes e comportamento dos consumidores e clientes que devem ser definidas as estratégias e táticas a serem adotadas pela empresa para servi-los melhor. O conhecimento profundo do consumidor, essencial para qualquer empresa construir vantagens competitivas sustentáveis. Existem diversos tipos de pesquisa do comportamento do consumidor.