Colocar anúncio no google e o marketing digital para publicidade na evolução da marca

A definição de persona é mais específica e visa contemplar hábitos digitais e descobrir apenas informações mais relevantes, para que a geração de conteúdo seja estrategicamente planejada para aquele público. Exemplo: José tem 32 anos, um filho de 4 anos e precisa comprar um presente de dia das Mães. Ele passa a maior parte do tempo na internet. Perceba que pouco importam detalhes estruturais sobre a persona, e sim os que influenciarão no plano de marketing digital e colocar anúncio no google.

  Em pleno século XXI, as empresas lutam para posicionar suas marcas e tirar disso o melhor proveito financeiro. As estratégias são conhecidas para preservar o símbolo que ostenta o nome das organizações e não imaginam o quão rápido elas podem ser destruídas, apesar de todos os investimentos realizados. O cuidado e o acompanhamento das marcas se fazem necessários, como comprova a História.

  Uma pesquisa mais aguçada revela que um dos símbolos mais antigos de que a humanidade tem conhecimento é a suástica. O nome suástica vem da palavra em sânscrito svastika, que significa bem-estar e boa fortuna. As mais antigas suásticas conhecidas datam de 2500 ou 3000 a.C., na Índia e na Ásia Central. Desde essa época estampavam-se símbolos para identificação.

  Os símbolos como sinais de honra e nobreza, mais tarde denominados brasões, que passavam de pais para filhos, começaram a ser empregados em armas no fim do século X, tendo sido regularizado o seu uso e aperfeiçoadas suas regras nos três séculos seguintes. Mas as regras precisas da confecção dos brasões somente foram estabelecidas no fim do século XV.

  As marcas registradas surgiram no término do século XVI. Dois séculos mais tarde, o conceito de marca se ampliava e, além de identificar, diferenciava os produtos concorrentes. No princípio do século XX, a diversidade caracterizava q origem geográfica (American Tobacco), outras aos nomes de seus fundadores (Ford); havia ainda aquelas que ligavam suas marcas ao processo produtivo (Standard Oil) ou ao segmento de atuação (Allied Chemical & Dye). No Brasil, a criação de marca seguia a mesma linha dos Estados Unidos.

  Na segunda metade do século XX, as empresas adotavam marcas com um enfoque mais mercadológico, aliando suas marcas a benefícios e atributos que pudessem identificar seus produtos.

  Constata-se, portanto, que a construção de marcas passou por diferentes estágios de evolução, buscando sempre a diferenciação de produtos e serviços. No século XXI, a preocupação dos empreendedores ganha grandes proporções em função da globalização e das tecnologias empregadas na produção de bens e serviços. Os produtos tendem a ter as mesmas características, não guardando quase diferenças entre si, e esse receio às commodities faz com que os empresários redobrem a sua atenção à marca.

  Marca ou logotipo? Significam a mesma coisa? Essa é uma discussão existente entre duas correntes de autores. Uma das correntes afirma que marca é um símbolo cujo significado deriva de um antigo costume grego (sumbolon), que consistia em quebrar uma ardósia em pedaços e distribuí-los a cada membro de um grupo. Quando esse grupo se reencontrava, os pedaços poderiam ser montados novamente, como um quebra-cabeça, e a identidade do grupo poderia ser confirmada. Assim, o termo grego sumbolon transformou-se em marca de reconhecimento, no qual se desenvolveu a expressão latina symbolum. O símbolo então, caracteriza algo, nome, empresa ou produto. Essa mesma corrente define logotipo como o estudo morfológico da palavra: ´´logo´´ do grego logos, que significa ´´palavra´´ e ´´tipo´´ do grego typos, que pode ser interpretado como ´´caracteres´´. Daí a definição de logotipo como uma palavra. A outra corrente afirma que marca é o nome dado a algum produto ou empresa e, por ser um nome, sua representação se dá por meio de letras. A mesma corrente afirma que logotipo é o símbolo que representa essa marca.

  A definição dada pela American Marketing Association é a seguinte:

  Marca é um nome, designação, sinal, símbolo ou combinação deles, que tem o propósito de identificar bens e serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los de concorrentes;

  A mesma associação define logotipo como ´´a parte da marca que é reconhecível, mas não é pronunciável, como um símbolo, desenho ou cores e formatos de letras distintas´´. Para o mundo dos negócios, essas definições não têm a menor importância, desde que a marca ou logotipo lhes traga boa repercussão financeira.

Deixe um comentário

17 + 10 =