Colocar anúncio no google e o marketing digital para posicionamento da marca na publicidade

Na linguagem do marketing digital e colocar anúncio no google e embasado no inbound marketing, a retenção diz respeito ao momento chamado de fundo do funil, ou seja, a parte final de um processo de compra que pode gerar um cliente habitual da marca.

  Os melhores nomes são aqueles que expressam a proposta de venda ou benefício de um produto ou serviço e estão diretamente relacionados com o segmento de atuação. Quando se consegue juntar esses elementos, o processo de posicionamento se inicia.

  A forma a ser dada ao nome escolhido auxiliará a memorização de sua marca. É também um estilo, uma forma de diferenciação e, portanto, um posicionamento. Shimitt, em seu livro A estética do marketing, propõe a adoção de um estilo para a criação das marcas. Segundo ele, o estilo é uma forma constante de se expressar e pode ser composto por elementos primários que correspondem aos sentidos básicos dominantes: visão, audição, olfato, paladar e tato. Nem sempre todos esses elementos podem ser adotados para diferenciar uma marca corporativa, mas com uma boa dose de criação é possível associá-los e criar um posicionamento.

  Para Shimitt, os elementos primários de estilo que mais se destacam são os visuais. Eles podem ser retratados pelas formas. Quando retas, são captadas como masculinas, cortantes, abruptas e instáveis. Quando curvas, são captadas como femininas, suaves e contínuas. Formas simétricas criam equilíbrio, contudo, um traço assimétrico compondo o design pode dar um toque de estímulo ou movimento. As formas circulares podem parecer menos poderosas que as formas alongadas, ovais ou elípticas.

  O tamanho da marca é outra forma a ser estudada. As formas compridas ou largas são interpretadas como poderosas ou fortes e as formas pequenas, curtas ou finas revelam fragilidade e delicadeza. Mas cuidado! Essa interpretação está associada a padrões culturais e regionais. No mundo ocidental, a forma pequena é vista como algo sem muita importância enquanto a grande demonstra força e poder. Por oposição, na cultura oriental, as formas grandes são vistas como estranhas e pesadas.

  A cor e a tipologia também fazem parte dos elementos visuais. Com certeza você o ditado popular ´´Na casa do ferreiro o espeto é de pau´´. As agências criam campanhas publicitárias para outras empresas, mas não para si. As agências de propaganda existem para atender os clientes que necessitam comunicar algo, seja o produto ou apenas informar que a empresa existe e está à disposição de seus clientes. Mas e as agências? Você já viu um comercial ou jingle de uma agência de propaganda? Conhece alguma agência que tenha feito isso? Raríssimas são as agências que ousam criar uma campanha para si mesmas. A maioria trabalha com marketing direto e conquista seus clientes por indicação, concorrência ou ainda porque o anunciante soube que tal agência é boa. Acredito que essa metodologia continuará por muito tempo, até que alguma agência ouse e se diferencie das demais. Talvez muitos contestem esse texto, argumentando que os veículos de comunicação de massa não são apropriados para veicular campanhas das agências. Mas e se elas criassem uma assinatura musical?

  Sons também criam identidade de marca. São mais utilizados em publicidade de produtos ou em empresas com restaurantes, consultórios, companhias aéreas, entre outras. A Varig explorou bastante o som, conseguindo uma assinatura que identifica sua marca. Pense em como usar o som para criar um diferencial para sua empresa. Comece criando uma mensagem sonora para o sistema de espera de telefonia da sua agência.

  Pode parecer estranho criar um diferencial de marca utilizando elementos como o olfato, o paladar e o tato. Em princípio, esses elementos contribuem muito mais para diferenciar produtos. Devidamente criados, os produtos com design anatômico criam diferenciais táteis. É o caso do aparelho de barbear Sensor da Gillette.

  O poder da diferenciação de aromas, a forte memória do olfato e a capacidade de criar associações singulares fazem de aromas e paladares uma ferramenta ideal para acentuar a identidade corporativa ou a marca.

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