Colocar anúncio no google para marketing digital na publicidade dos fornecedores gráficos

  Não há dúvidas de que o marketing digital e colocar anúncio no google é uma realidade crescente, bem como que as empresas precisam aproveitar e explorar ao máximo os esforços de marketing no ambiente digital.

  Há algum tempo os fornecedores gráficos ofereciam às agências basicamente três serviços: a composição do texto, os fotolitos e a impressão. Alguns fornecedores mais especializados ofereciam os serviços de modificação ou fusão de imagens, juntando duas ou mais fotos ou ilustrações.

  Com o advento do computador, surgiram no mercado os chamados birôs, que realizavam um processo de tratamento de imagem mais apurado e, por vezes, um fotolito de qualidade inferior ao oferecido pelas gráficas tradicionais. Quando o produtor gráfico de uma agência necessitava de um trabalho mais sofisticado e mais rápido, recorria a esses fornecedores para depois confeccionar a impressão, ainda no processo off-set.

  Com o desenvolvimento da tecnologia na área gráfica, surge o processo de impressão digital sob demanda. O nome se justifica pela possibilidade de se imprimirem pequenas quantidades eliminando-se o filme, dando assim mais agilidade ao processo. Surge também o computer to plate (CTP) permitindo gravação direta das chapas off-set sem a necessidade do filme.

  Dependendo da qualidade exigida e do tempo disponível para realizar uma impressão, as agências recorriam a diversos fornecedores. Esse procedimento exigiu uma reação das gráficas tradicionais para não perderem faturamento e hoje estão investindo em equipamentos que atendem às necessidades de seus clientes e do mercado. Muitas delas operam com os dois sistemas, o tradicional e o de impressão digital sob demanda.

  Embora a tecnologia gráfica se desenvolva no ritmo da velocidade da luz, nem os produtores gráficos das agências, nem os técnicos das gráficas, nem os especialistas dos birôs e nem mesmo os clientes estão preparados para a substituição da impressão tradicional de off-set para a impressão digital, seja por falta de conhecimento dos resultados que essa tecnologia oferece, seja pelos custos envolvidos na impressão digital, seja pela necessidade de administrar os bancos de imagens para extrair o máximo das possibilidades de impressão de conteúdo variável.

  Se os birôs se concentrarem apenas na manipulação de imagens, eles correm o risco de desaparecer, pois existe uma tendência muito forte de essa atividade ser encampada pelas grandes agências de comunicação e pelas próprias gráficas, para atender às agências de menor porte, e os clientes que trabalham diretamente com as gráficas.

  O momento é de grandes transformações, porém, o importante é que as agências precisam de impressos e que os fornece é o meio gráfico.

  Não é à toa muitas pessoas são adversas ao computador. Enquanto ele abriu grandes perspectivas de trabalhos para alguns, inibiu várias atividades de outros. É o caso dos fotógrafos. Se por um lado as atividades dos fotógrafos foram reduzidas com a possibilidade de digitalização e pela locação de imagens, por outro, alguns fotógrafos se especializaram em segmentos específicos e isso beneficiou as agências de comunicação. Fotografar um modelo requer técnicas diferentes de fotografia um produto, assim como máquinas e equipamentos de grande porte.

  O trabalho do fotógrafo não se resume ao clique, ele se envolve na produção do cenário, na iluminação, na escolha dos modelos e na revelação e retoque das fotos. O resultado físico é um cromo (espécie de filme) cujas imagens poderão ser transportadas para um computador e agregadas à peça publicitária. Serão então caminhadas à gráfica para impressão, no caso de folhetos, ou à editora para publicação do anúncio.

  Há também os bancos de imagens, empresas que alocam imagens para utilização diversa por um período determinado. Muitos fotógrafos se filiam a esses bancos de imagens, fornecendo suas fotos e aumentando assim sua possibilidade de faturamento.

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